Nova fase da Lava Jato no Rio mira ‘Arizinho’, mais um operador de Cabral


A Polícia Federal e a Procuradoria da República no Rio deflagraram na manhã dest quinta-feira, 2, nova fase da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato no Rio que levou à prisão o ex-governado Sérgio Cabral (PMDB), para prender preventivamente Ari Ferreira da Costa Filho,  conhecido como ‘Arizinho’ e apontado como mais um operador de propinas do peemedebista que teria lavado R$ 8 milhões. A PF também cumpre 10 mandados de busca e apreensão em imóveis de Ari e de pessoas ligadas ao operador.

A Justiça Federal no Rio já havia decretado a quebra dos sigilos bancário e telefônico de Ari, além de ter determinado o sequestro dos bens dele.

Acusado de intermediar a lavagem de dinheiro e os pagamentos de propina, ‘Arizinho’ começou a trabalhar com Cabral na década de 1980, quando o peemedebista era deputado estadual e, segundo as investigações, em 1996 ele começou a trabalhar em um cargo comissionado no gabinete de Cabral. Posteriormente, teve passagens por várias secretarias no governo do peemedebista no Rio. Ari se tornou assessor especial do ex-governador e estava no governo de Luiz Fernando Pezão (PMDB) até poucos dias atrás.

Essa já é a terceira operação policial contra o esquema de corrupção do grupo supostamente liderado por Sérgio Cabral e que teria arrecadado milhões em propinas de obras de grandes empreiteiras com o Estado quando ele foi governador do Rio, de 2007 a 2014. A operação foi autorizada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio.

Ao menos nove acusados de atuarem como operadores financeiros do esquema de Cabral, entre doleiros e responsáveis por cobrar e transportar os pagamentos ilícitos, já foram presos pela PF no Rio desde que a Operação Calicute foi deflagrada em 17 de novembro de 2016.

Estadão

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s